Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1.Os trabalhos submetidos devem estar relacionados às seguintes linhas de pesquisa: a) Arte e Educação: reflexões que articulem as dimensões do ensino e da aprendizagem na área de Arte; b) Práticas de criação contemporânea: discussões sobre processos, resultados e metodologias de criação artística;c) Culturas Populares - esta linha tem uma perspectiva multidisciplinar, e pode abarcar reflexões sobre políticas culturais, os mais variados meios e mediações, os quais participam da constituição cultural, sobretudo, na sociedade brasileira. Pensando as culturas populares a partir de desdobramentos teóricos e conceituais, e suas relações entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades, levando-se em conta aspectos como a diversidade, questões de gênero, etnicidade, religiosidades, assim como também, questões que envolvam patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e consumo envolvidos nas práticas culturais.

2.O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes orientações:

2.1 Podem ser submetidos artigos, ensaios, resenhas, resumos expandidos, entrevistas ou fotografias voltados para comunicação de pesquisa, discussões ou reflexões ligadas às linhas de pesquisa mencionadas. Os artigos devem ter de 08 a 15 páginas; ensaios, de 12 a 20 páginas; resenhas e entrevistas, de 03 a 08 páginas, resumos expandidos, de 2 a 5 páginas, fotografias, devem compreender de 1 até 12 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou png.

2.2 Folha de rosto com título, subtítulo, resumo, palavras-chave, abstract e key words

2.3 Fonte TIMES NEW ROMAN, 12, espaço 1, 5

2.4 Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 11, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;

2.5 Margens justificadas com parágrafos a 1 cm da margem esquerda (recuo de primeira linha);

2.6 Para chamadas de citação e referência no texto, o/a(s) autor/a(es) devem utilizar o sistema autor/data da seguinte forma: (SOBRENOME DO/A AUTOR/A, ano) para citações indiretas e (SOBRENOME DO/A AUTOR/A, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (MACHADO, 1997) ou (MACHADO, 1997, p.452).

2.7 As referências devem ser incluídas ao final do texto, organizadas e formatadas de acordo com as normas ABNT.

2.8 As notas de rodapé devem ter caráter explicativo. Não utilizar notas de rodapé para referências.

2.9 Para aspectos formais não mencionados, devem ser aplicadas as normas ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Condições para submissão

  • Os textos que não estiverem de acordo com as normas e condições apresentadas não serão avaliados.
  • As contribuições enviadas devem ser originais e inéditas de sua autoria e devem estar relacionados às linhas de pesquisa acima mencionadas.
  • Os textos serão avaliados por uma comissão editorial composta pelos editores, editoras e consultores e consultoras convidados e convidadas. Para assegurar uma avaliação mais criteriosa, os textos serão analisados sem identificação dos autores e autoras. Os autores e autoras deverão assegurar-se de ter retirado do texto a identificação e menções específicas a grupos de pesquisas, instituições ou outras referências que possam identifica-los e identifica-las diretamente.
  • Ao enviar o texto, os autores e autoras aceitam as normas da revista e cedem os direitos de publicação do trabalho para a revista TRAPICHE – Educação, Cultura & Artes (anexo II), podendo disponibilizá-lo novamente um ano após a publicação.

Declaração de Direito Autoral 

Ao submeter um artigo à revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes e tê-lo aprovado, os autores e autoras declaram que todo o conteúdo é de sua inteira responsabilidade e autoria, inclusive imagens presentes no trabalho submetido, e concordam em ceder, sem remuneração, a esta Revista os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores e editoras julguem apropriados. Os autores e autoras poderão dispor do trabalho para nova publicação, um ano após a publicação na revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.