v. 9 n. 1 (2020): Jan-Jun

Mantendo seu caráter multidisciplinar, o Boletim do Tempo Presente traz em sua primeira edição de 2020 cinco artigos e duas resenhas de diferentes áreas do conhecimento.

O artigo inicial, feito por meio de uma parceria com um professor da Universidade Central de Finanças e Economia da China, traz uma discussão sobre o formato de alocação de bolsas para alunos dos diversos Institutos Confúcio espalhados pelo mundo. Logo em seguindo a professora Sandra Simone, faz um levantamento e análise sobre a questão da acessibilidade no Recife, sob um olhar antropológico.

Em seguida, na área de geografia, é apresentado um estudo sobre o uso de geotecnologias para expandir o conhecimento na área. O quarto artigo sobre as condições de moradia dos diferentes arranjos familiares, destacando-se um olhar socioeconômico da população brasileira.

Por fim, são apresentados dois artigos sobre a área de administração pública e sobre a importância do controle de qualidade da água para o uso na irrigação.

Logo após os artigos, são apresentadas duas resenhas de manuscritos da área de história, permitindo uma análise prévia desses materiais para profissionais e alunos interessados.

Destaca-se, portanto, a necessidade de se fazerem discussões multidisciplinares que consigam analisar as diferentes questões tratadas pelo Brasil e pelo mundo por óticas distintas, porém complementares.

__________________________________________________________________________________

Prof. Dr. Ademir Nascimento

Publicado: 2020-10-04