Adequando a tecnologia para a emancipação

a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia

  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tamara Miranda de Moura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Tecnologia, Diálogo de Saberes, Extensão Universitária

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência acerca da primeira edição do curso de extensão 'Saberes e resistências em tempos de pandemia', realizado junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de aulas síncronas (lives), veículadas através da plataforma YouTube. Considerando que a presente atividade foi realizada por meio da utilização da Tecnologia Convencional/Capitalista, foi possível pensá-la como possibilidade contra hegemônica no sentido da adequação socio-técnica, levando em conta a ampliação dos processos sócio inclusivos. Os conteúdos apresentados tiveram como pano de fundo o diálogo de saberes de diversas áreas de conhecimento e o atual contexto de pandemia.

Biografia do Autor

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus avançado de Patu. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da UFSC. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação da UFSC.

Tamara Miranda de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus avançado de Patu.

Referências

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan von. Educação Tecnológica: enfoques a]para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2016.
DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina
Grande: EDUEPB, 2014.
DAGNINO, Renato Dagnino; NOVAES, Henrique Tahan. A Adequação Sócio-Técnica na agenda do Complexo de C&T e dos Empreendimentos autogestionários. In: XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2005, Salvaro. Anais do XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Salvador, 2005. p. 1-13. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/52212510.pdf. Acesso em: 20 agosto 2020.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Extensão Universitária. São Paulo: Avercamp, 2008.
NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: autêntica editora, 2019a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009. p. 23-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas: 2011-2016. São Paulo Cortez, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: autêntica editora, 2018a.
SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Edusp, 2012.
THOMAS, Hernán; FRESSOLI, Mariano. En búsqueda de una metodología para investigar Tecnologías Sociales. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
THOMAS, Hernán; SANTOS, Guillermo. Tecnologías para incluir: ocho análisis socio-técnicos orientados al diseño estratégico de artefactos y normativas. Carapachay: Lenguaje Claro Editora, 2016.
Publicado
2020-10-29
Como Citar
Urban, S. P., von Linsingen, I., & Miranda de Moura, T. (2020). Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1-13. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14530