Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados' no processo de submissão:
    - Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
    - Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
    - Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação' colocar as seguintes informações, nesta ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
    - Resumo informativo em português, inglês e espanhol com até 150 palavras cada;
    - Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.
  • O Título do artigo deve estar todo em caixa baixa (letras minúsculas), exceto quando houver sigla ou nome próprio. Somente a primeira palavra do título deve começar com letra maiúscula.
  • O artigo está escrito em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e possui relação com o campo da Educação Ambiental.
  • Em cada artigo tem, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um (1) dos autores tenham o título de doutor. O artigo de Redes Internacionais e Interinstitucionais de Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) poderá contemplar, no máximo, cinco (5) autores. Para controle de endogenia, ao publicar um texto na REVISEA, o autor ficará impedido de submeter outro texto a avaliação por um período de dois anos.
  • O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo.
  • A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.
  • O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Lucida Sans no corpo 11, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 10.
  • O artigo original (português, espanhol, inglês ou francês), entre 15 e 20 laudas, deve incluir Resumo em português, espanhol e inglês em torno de 15 (quinze) linhas ou 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de até cinco (5) palavras-chave em cada idioma; o espaçamento entre linhas 1,5 cm e a fonte Lucida Sans 10.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto não está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.
  • O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação.
  • Não utilizou _______ para a segunda obra do memso autor.
  • Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto
  • As referências devem ser apresentadas conforme a NBR 6023, em ordem alfabética, na mesma fonte do texto, alinhadas à esquerda, espaçamento simples, e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  • O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.
  • O texto passou por revisão ortográfica, gramatical e das normas da ABNT?
    Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO EM Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA.
  • Caso o texto possua fotos, figuras e/ou tabelas, os arquivos originais também deverão ser encaminhados como metadados separadamente. Figuras e fotos em formato .jpeg e tabelas em .xlsx.
  • É necessário preencher todas as informações dos autores e co-autores, principalmente a instituição que pertence, o ORCID e o resumo da biografia.

Diretrizes para Autores

EDITAL DE NORMAS PARA COLABORAÇÃO

A Revista Sergipana de Educação Ambiental aceita para publicação Artigos Acadêmicos-Científicos, Resenhas, Trabalhos de Pesquisas, Divulgação de Entrevista Científica, Conferências e Comunicações, de obras nacionais e internacionais publicadas nos últimos três anos, de autores brasileiros e estrangeiros que tratem: Educação ambiental atendendo a sua principal característica, a interdisciplinaridade, com o diálogo com as áreasdas Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões crítica da temática socioambiental de âmbito nacional e internacional.

Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

A Revista Sergipana de Educação Ambiental da UFS, aceita trabalhos resultados de investigação (artigo científico) ou ensaios científicos com foco, preferencialmente, no campo da Educação.

Artigos inéditos podem ser escritos em Português, Francês, Inglês ou Espanhol e precisam necessariamente tem relação com o campo da educação ambiental.

1.Os trabalhos somente poderão ser encaminhados em três idiomas: português, espanhol, francês e inglês. Devem conter resumo, título em negrito, tamanho 12, (máximo de 20 palavras, maiúscula somente na primeira palavra, o restante minúsculo) e de três a cinco palavras-chave, separadas por pontos e em ordem alfabética. Ex: Educação. Meio Ambiente. Sustentabilidade. 

2.As menções de autores no texto devem subordinar-se ao modelo (AUTOR-data) ou (AUTOR-data-página), como nos exemplos: (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p. 95). Para obras sem autoria, entrar pela primeira palavra do título em maiúsculo. Exemplo: (DISCURSO de Maria Inez Araújo, 2017);

3.Aos diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Exemplo: (SILVA, 1989a), (SILVA, 1989b) etc.

4. As notas de fim devem constar no final do texto e antes das referencias.

5.As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.

6.O resumo/resumem/abstract/ deve estar entre 100 a 150 palavras e digitados com espaçamento simples. 

7.Os artigos devem ter no mínimo 15 laudas e no máximo 20 laudas, formatados em corpo 11, Lucida Sans, espaço 1,5cm;incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé. Parágrafos sem recuo.

8.O autor deve também fornecer dados relativos à sua formação acadêmica e área de atuação profissional, bem como endereço eletrônico para correspondência com os leitores. Esses dados devem ser cadastrados no Metadados da Submissão;

9. Para as submissões poderão ter no máximo de 03 (três) autores dos quais se exige que, pelo menos, um autor possua título de doutor, e todos com o registro de ORCID (https://orcid.org/);

10.As resenhas devem ser de obras afetas às seguintes temáticas:

- Educação Ambiental;

- Políticas Ambientais;

- Ambientalização do Currículo;

- Meio Ambiente;

- Sustentabilidade

Não deverão ultrapassar o limite de seis páginas, bem como deverão apresentar análise crítica do autor sobre a obra obedecendo às orientações da ABNT NBR 6028:2003.

11.O texto não poderá está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.

12.O não cumprimento de totalidade dessas normas acarretará a recusa automática da submissão.

13.A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de pareceristas ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação ambiental de acordo com a característica da interdisciplinaridade mantendo um diálogo com as áreas de conhecimento das: Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins e a linha editorial da Revista. Trilhando os critérios de originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

14.Os originais devem ser encaminhados à Secretaria da Revista por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. Orientações     quanto aos    procedimentos    constam    no    site http://www.seer.ufs.br/index.php/revisea/index . Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para revisea.se@gmail.com.

15.Os artigos para publicação devem ser enviados em extensão .doc. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.

16.As colaborações submetidas à Revista Sergipana de Educação Ambiental serão enviadas para dois avaliadores com reconhecida experiência de pesquisa na temática da Educação Ambiental, sendo às CEGAS, pelo método DOUBLE BLIND REVIEW. Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções: 

1)Aceito na íntegra;

2) Aceito com modificações;

3) Rejeitado.

Todavia, em caso de pareceres divergentes sobre um mesmo trabalho, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.

De posse destes pareceres, o Conselho Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação da colaboração no periódico.

Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:
Os consultores e os membros do Conselho Editorial procedem à análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:

a) As colaborações submetidas devem ser afetas a temática que identifica a revista;
b) Refletir a existência de um problema relevante;
b) Significar avanço na reflexão ou na ciência;
c) Ter um posicionamento do autor sobre o tema em questão
15. Todos os direitos autorais dos artigos/resenhas submetidos serão cedidos à Revista Sergipana de Educação Ambiental mediante carta de cessão assinada pelos autores (vide modelo).

 

OBSERVAÇÃO: O DOCUMENTO RELATIVO À CARTA DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DEVERÁ SER ANEXADO NA EXTENSÃO.PDF NO MOMENTO DA SUBMISSÃO, NO TÓPICO "OUTROS ARQUIVOS".

Carta de cessão de direitos autorais (MODELO) 

Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro (erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Sergipana de Educação Ambiental.

Declaro (amos) ainda que o trabalho seja original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.

Local, data,

Assinatura.

17.As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

18.As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Observa-se que as bibliotecárias das Universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto das normas. 

19. Para publicação da revista há obrigatoriedade de que pelo menos o autor principal do artigo tenha o título de doutor.

20. Cada artigo poderá ter no máximo 2 co-autores. 

21. Todos os textos submetidos à REVISEA precisam obrigatoriamente declarar e comprovar (VIA DOCUMENTO SUPLEMENTAR OBRIGATÓRIO EM Declaração revisão ortográfica e gramatical - METADADOS) que o mesmo foi submetido à revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT. CASO O ARTIGO SEJA ENCAMINHADO SEM ESSA DECLARAÇÃO A SUBMISSÃO SERÁ REJEITADA.

22. Os artigos devem seguir a formatação do template: https://drive.google.com/file/d/1ziiizhjCASlZLJiOclOBWIxvrquJVs1d/view?usp=sharing

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

7. Os artigos devem ter no mínimo 15 laudas e no máximo 20 laudas, formatados em corpo 11, Lucida Sans, espaço 1,5cm; incluindo as referências bibliográficas e as notas de rodapé. (Título: Arial 12 negrito/ Resumo: Lucida Sans 10/ Texto: Lucida Sans 11/ Citação direta: Lucida Sans 10)

2.Utilizar, somente maiúscula na primeira letra do título, demais minúsculas, em negrito; nos subtítulos das seções utilizar Arial, tamanho 12 em negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.

3.Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. 

4.Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.

5.Para as transcrições, com mais de 3 linhas usar a fonte Lucida Sans, tamanho 10, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com recuo de 4 cm a direita. 

6.Para inserção de elementos complementares, como: notas, tabelas, quadros e figuras, utilizar as normas da ABNT e seguir as orientações constantes no manual do autor da Editora UFS, disponível no link: http://editora.ufs.br/uploads/page_attach/path/488/Manual_do_autor_editoraufs.pdf

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte 12;
  4. O texto foi submetido revisão ortográfica, gramatical e de normas da ABNT.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Política de Privacidade

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 ISSN Eletrônico: 2359-4993

Artigos

Política padrão de seção

Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: 

Dossiê temático -Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:  buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra

 
O dossiê proposto tem como objetivo promover articulações entre as Educações Ambiental e Científica nesses tempos tão difíceis de pandemia, em que somos desafiados a pensar outras formas de pensar as relações com o ambiente, com as ciências, com a educação, enfim com toda a realidade em que estamos imersos nesse presente, e ainda tentando aprender com o passado, para esperançar o futuro. Descolonizar corações e mentes! Vivemos num momento paradoxal em que a ciência demozinada até bem pouco tempo, torna-se a salvadora da pátria na pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo vemos cenários do planeta, com baixas taxas de poluição por conta da paralisação da ação humana em vários locais e por força do isolamento. O momento mostra toda a potencialidade de outros modos de estar no mundo e ao mesmo tempo, toda a fragilidade do modo de vida hegemônico até então.  Esse movimento traz como possibilidade a invenção de mudanças, deslocamentos e re(existências).
A ideia de diálogo de saberes, nos permite sonhar com outros mundos possíveis, articulando conhecimentos para além dos científicos, como os ancestrais, promovendo outras medicinas, outras formas de lidar com o planeta e nossa relação com ele. Enfim, a nossa ideia com este dossiê é que possamos expor denúncias e problemas, mas também inventar e reinventar novos anúncios nesse momento tão crítico, trazendo novas possibilidades para se pensar a Educação Ambiental.
 
Profa. Dra. Suzani Cassiani
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 
 
Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi
Departamento de Metodologia de Ensino 
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina 

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