Sobre a Revista

Foco e Escopo

Em 2018 buscamos ampliar os nossos objetivos além do campo da produção acadêmico-científico voltada a Educação Ambiental e abrimos à recepção atendendo a sua principal característica, a interdisciplinaridade para estabelecermos um diálogo com outras áreas de conhecimento. E, assim franquear espaço para publicações que passam a contemplar as áreas das Ciências Humanas e Sociais, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, bem como a área das Ciências Naturais, como a Biologia, a Química e áreas afins, desde que abordem como objetivo principal do texto a ser sumetido discussões e ações relacionadas a processos educacionais.

Dedica-se à publicação de Artigos Acadêmicos-Científicos, Resenhas, Trabalhos de Pesquisas, Divulgação de Entrevista Científica, Conferências e Comunicações, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

Sendo assim, buscamos o desenvolvimento de valores éticos, de pertença e de respeito a coletividade.Em uma discussão e reflexão crítica da temática ambiental em diversas nuances que permeiam as relações socioambientais e os diversos atores sociais. Nesse novo ciclo pretendemos analisar e discutir conceitos, conteúdos, metodologias, paradigmas, políticas públicas, práticas culturais, conservação ambiental, relações sociais de consumo suas implicações e impactos ao meio ambiente. Entre os diversos atores sociais, (populações tradicionais, populações indígenas, populações quilombolas, etc.) na sociedade contemporaneidade.

A REVISEA é uma publicação semestral, exclusivamente eletrônica e de fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação duplo cego (blind review)

Os textos são encaminhados para dois pareceristasad hocespecialistas no tema abordado pelo autor.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

Aceitação

Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração.

 

Aceitação com revisão

Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação feita por pares e também após uma revisão e reenvio do trabalho.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Periodicidade

Semestral

Missão

A REVISEA possui, portanto, os seguintes itens norteadores:

- Compromisso: As publicações da Revista REVISEA, em consonância com a Instituição, norteiam-se pelo compromisso de contribuir para a promoção do desenvolvimento da sociedade, constituindo um espaço de divulgação e de difusão do conhecimento.

- Missão:
 Difundir o conhecimento científico, tecnológico e cultural para contribuir com a democratização do saber e o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade.

- Visão:
 Consolidar-se como veículo de divulgação acadêmica de reconhecido mérito técnico-científico-cultural, para que projete a Universidade Federal de Sergipe em âmbito regional, nacional e internacional.

- Princípios e valores:
     • Universalidade: Tendo em vista sua missão, as publicações da REVISEA acolhem a multiplicidade de saberes e a diversidade de perspectivas epistemológicas e metodológicas para construir um espaço plural e abrangente, cujo intuito é o de divulgar o conhecimento universal.
     • Ética: A publicações norteiam-se por padrões e normas éticas pertinentes aos temas publicados; respeitam as ideias expressas por seus articulistas, desde que essas se orientem por princípios éticos, e preservam a identidade de seus avaliadores e o julgamento por eles emitido.
     • Originalidade e relevância: Com o intuito de promover o avanço do conhecimento, as publicações privilegiam artigos que exponham o resultado de investigações relevantes, preferencialmente originais, desenvolvidas pela comunidade acadêmica da região, do país e do exterior, decorrentes dos processos e manifestações culturais e que tenham por suporte perspectivas multi, inter ou transdisciplinares.

Sponsors

A revista Sergipana de Educação Ambiental agradece as agências de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários -PROEX ; Universidade Federal de Sergipe  - UFS; Projeto Sala Verde na UFS ; Grupo de Edtudos e Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEASE.

Fontes de Apoio

A revista Sergipana de Educação Ambiental agradece aos contribuidores: Departamento de Educação, Departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Educação

Histórico do periódico

A Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA) é uma publicação exclusivamente eletrônica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE/UFS e do Projeto Sala Verde na Universidade Federal de Sergipe/UFS.

Fundada em dezembro de 2014, com o objetivo de disseminar a produção, resultados e reflexões advindos de investigações científicas e metodológicas e contribuir para consolidar abordagens formais e não formais e a formação de professores em Educação Ambiental (EA) do país.