Histórico

Chamadas para publicação

As chamadas são publicadas na aba de notícias. São semestrais. 

 CHAMADA 2020 

Volume 34 jul-dez de 2020. 

Organizadores: Conselho editorial internacional. 

Dossiê: Confluências da Literatura afro-brasileira

Este dossiê aceita artigos sobre conceitos e obras que façam parte da história da literatura afro-brasileira com destaque para abordagens teóricas contemporâneas engajadas com a relevância deste debate para a ampliação do cânone literário no Brasil.

Período: de 16 de fevereiro 15 de março de 2020 (prorrogado até 15/08/2020).

____________________________________________________________________________________________

Volume 33 jan-jun de 2020

Organizadores: Conselho editorial internacional.

Dossiê: métodos de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira

Este dossiê aceita artigos que tragam debates teórico-metodológicos sobre os desafios do ensino de leitura do texto literário e de leitura e produção de textos na disciplina Português do Ensino Fundamental, seguidos de uma prática de intervenção. Espamos uma proposta com resultados que mudem a dinâmica de ensino e apresente métodos atuais multimodais e conectados  com a inovações conquistadas com o uso das novas tecnologias. Reuniremos trabalhos desenvolvidos no PROFLETRAS que são voltados para renovação de propostas metodológicas do ensino de Português e suas lieraturas nas educação básica.

Período: de 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

 CHAMADA 2019 

Volume 32 -  jul./dez. 2019

Organizadoras:

Profa. Dra. Anélia Pietrani (UFRJ) e Profa. Dra. Lucia Zolin (UEM)

Volume temático: Escritas de resistência: literatura de autoria feminina

Os estudos feministas e a crítica literária feminista têm ampliado o debate acerca do resgate de escritoras silenciadas pela história literária. No caso do Brasil, muitas autoras passaram a ganhar reconhecimento após a revisão de suas obras como Maria Firmina dos Reis, Nísia Floresta, Júlia Lopes de Almeida, Alina Paim, entre tantas outras. Esse processo de ampliação dos estudos acerca da autoria feminina também se faz presente na América Latina e nos países africanos. Dessa forma, abrindo espaço para estudos acerca da resistência das escritoras de diferentes nacionalidades, este volume temático aceita artigos sobre a produção de autoria feminina a partir da crítica literária feminista como as de Judith Butler, Gayatri Spivak, H eloísa Buarque de Hollanda, Elódia Xavier, Constância Lima Duarte, Rita Terezinha Schmidt, entre tantas outras.  Os estudos podem promover o debate tanto sobre questões estéticas como enfocar nas estratégias de resistência que cada autora usou para questionar seu contexto histórico de opressão e exclusão, construindo um imaginário literário condizente com a luta de sua época. Damos prioridades às abordagens literárias interdisciplinares pautadas pelos estudos de gênero e por mudança de paradigmas de recepção.

Prazo final para recebimento de artigos: 30/07/2019.

Faça seu cadastro no sistema da revista e poste seu texto conforme as normas da revista.

____________________________________________________________________________________________

Volume 31 -  jan./jun. 2019
Dossiê: Ensino de leitura por abordagens híbridas 

O ensino de leitura literária tem agregado o debate sobre abordagens multimodais como estratégia de recepção de obras literárias, aproximando os leitores das novas tecnologias. Assim, o uso de novas ferramentas digitais para o ensino de leitura e leitura literária tem ganhado adeptos das práticas pedagógicas contemporâneas voltadas para a formação de um leitor crítico. Diante desse contexto, aceitamos artigos que debatam propostas  de ensino de leitura pelas diferentes interfaces dos estudos dos multiletramentos, ou que proponham abordagens pedagógicas inclusivas para o ensino de leitura em diferentes contextos sociais , ou priorizem a produção de material didático sobre ensino de leitura tanto a estética como a cultural.
Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas interdisciplinares das áreas: Letras, Interdisciplinar, Educação e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos: 30/05/2019.

Faça seu cadastro no sistema da revista e poste seu texto conforme as normas da revista. 

 CHAMADA 2017 

Chamada para volume 27 – jan/jun  2017
Organizadores:
Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS) e Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)

Dossiê: Leitura e multiletramentos:  Desafios nas aulas DE LÍNGUA PORTUGUESA

O ensino de leitura a partir da exploração dos multiletramentos tem se tornado um desafio para a renovação dos métodos e da produção de material didático pelos  professores de língua portuguesa no ensino fundamental. Esse momento é desafiador pela disponibilidade que temos à rede de computadores e o acesso às redes sociais, todavia essa dinâmica não tem sido explorada pela maioria dos professores devido à falta de oportunidade de entrar em contato com essas novas concepções de leitura, que levam em conta os multiletramentos e os textos multimodais.  Com o intuito de divulgar diferentes abordagens pedagógicas para o ensino de leitura a partir da pedagogia dos multiletramentos (ROJO), este dossiê aceita artigos com recortes interdisciplinares e inovadores para a formação do leitor no espaço da escola.

Data limite para recebimento de artigos: 30/05/2017. (Consultar as normas ) PRORROGADO PARA 15/07

Idioma: português e espanhol

E-mail para envio de trabalhos: calmag@bol.com.br

 CHAMADA 2016 

Interdisciplinar – Revista de estudos em língua e literatura (ISSN 1980-8879)

Classificada pela CAPES em 2016: Letras B2, Educação B2,  Interdisciplinar B2, Antropologia B3 e Ensino B3

Estamos recebendo ensaios/artigos inéditos de professores doutores das áreas de letras, educação, ou afins, para compor os volumes 24, 25 e 26 da Revista Interdisciplinar, referentes ao ano de 2016. Este periódico tem duas seções: dossiês e  seção livre, que podem ser dividas conforme a especificidade de cada chamada. Nossos volumes são organizados em parceria internacional com as seguintes partes:

Dossiê temático – Estudos Literários

Dossiê temático – Estudos Linguísticos

Seção Livre – artigos inéditos com ênfase em estudos sobre Língua Portuguesa e suas  Literaturas com diferentes abordagens teóricas.

____________________________________________________________________________________________

Volume 26 – Edição especial de 2016 (Parceria entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a UNIVERSITAT AUTÔNOMA DE BARCELONA, Departament de Filología Espanyola)

Dossiê Monográfico dos Estudos Literários: DES(A)FIANDO A AUTORIA: CONSTRUÇÕES DO/A AUTOR/A NAS LITERATURAS LUSÓFONAS (SÉCULOS XIX-XX)

Organizadoras: Aina Pérez Fontdevila y Meri Torras Francés  (GRC Cuerpo y Textualidad – Universidad Autónoma de Barcelona)

Ementa: Os estudos autorais atuais, especialmente francófonos, coincidem em considerar o/a autor/a como uma rede textual configurada por peças de índole e origem diversas, como, por exemplo, as imagens que decolam dosethos (Maingueneau, Amossy) nos textos literários e nos seus “paratextos” ou as que se constroem em textos críticos, biográficos, entrevistas, fotografias, biopicscinematográficos, aparições ritualizadas, etc. (Diaz, Maingueneau, Meizoz, Martens, Montier e Reverseau, etc.). Como assinala José-Luis Diaz, o/a autor/a converte-se, assim, numa figura imaginária que o/a leitor/a, profissional ou amateur, (re)constrói através da montagem destas peças. Uma figura imaginária que, como já demonstrou Foucault, determina a sorte das obras: sua interpretação, sua circulação, sua avaliação, sua classificação e seu posicionamento no campo literário. Tal construção está constrangida e possibilitada pelos estereótipos, posturas (Meizoz) e cenografias autorais (Diaz) disponíveis no momento de sua emergência e de sua recepção. Estes evidenciam as bases conceituais historicamente variáveis que determinam o que é considerado criação, o que é legitimado como tal, e quais são suas as noções associadas (originalidade, singularidade, dom, vocação, inspiração, trabalho, etc.) (Heinich, Schaeffer, etc.). Ao mesmo tempo, tais fundamentos estabelecem quem poderá ter acesso a posições autorais reconhecíveis e reconhecidas, e condicionam as leituras dos textos cuja função-autor se individualiza em sujeitos que “não podem” encarnar os estereótipos autorizados, por causa do gênero ou da etnia, por exemplo (Planté, Cróquer, etc.). Partindo destas e outras aproximações, este número da Revista Interdisciplinar quer oferecer um espaço de reflexão sobre a problemática autoral nas literaturas em língua portuguesa, especialmente dos séculos XIX e XX. Assim, pretende reunir artigos inéditos enfocados em linhas temáticas tais como:
1) Aplicação dos conceitos de cenografia autoral, escritor imaginário, imagem de autor ou postura autoral;
2) Análise da construção de ethos;
3) Representações iconográficas de escritores/as;
4) Construção de imagens autorais na crítica literária, no jornalismo e nos discursos biográficos; e
5) Gênero, etnia e autoria: mecanismos de (des)legitimação. Outras temáticas afins serão também aceitas.

Critérios  para envio de textos:

Envio somente por e-mail: para o volume 26, dossiê estudos literários, apenas para:ainaperezfontdevila@gmail.com (Aina Pérez Fontdevila) ecalmag@bol.com.br (Carlos Magno Gomes)

Idiomas: português, inglês ou espanhol.

Data limite para recebimento de artigos: 30/07/2016.

Formato do artigo - as normas deste periódico estão disponíveis em Diretrizes para os autores em:http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/about

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

A publicação deste volume está prevista para o segundo semestre de 2016.

 

Call for papers - v. 26

Dossier: Monographic Dossier of Literary Studies: CHALLENGING THE AUTHORSHIP: CONSTRUCTIONS OF THE AUTHOR ON LUSOPHONE LITERATURE (XIX-XX CENTURY)

Summary: Current authorship studies, especially francophone, coincide in considering the author as a textual network set up by pieces of diverse nature and origin, for example, images that take off of ethos in literary texts and in their "paratexts" or the ones that build critical, biographical texts, interviews, photographs, biographical films, ritualized appearances, etc.

Based on these and other approaches, this volume makes room for papers that offer reflections on authorship issues in the literature in Portuguese, especially from the nineteenth and twentieth centuries:
1) Application of the concepts of authorial scenography, imaginary writer, authorial image and authorial position;
2) Analysis of building ethos;
3) Iconographic representations of writers;
4) Construction of authorial images in literary criticism, journalism and biographical discourses; and
5) Gender, ethnicity and authorship: mechanisms of (de)legitimation. Other related topics will also be accepted.

Criteria and deadlines to send texts:

Languages: Portuguese, English or Spanish.

Essays to the volume 26 should be sent through e- mail:ainaperezfontdevila@gmail.com (Aina Pérez Fontdevila)calmag@bol.com.br (Carlos Magno Gomes)

Deadline for receipt of articles: 30/07/2016.

Note: It will only be published texts indicated by referees

 

ESPAÑOL - Volume 26 – Edição especial de 2016

Dossiê Monográfico dos Estudos Literários: DES(A)FIANDO A AUTORIA: CONSTRUÇÕES DO/A AUTOR/A NAS LITERATURAS LUSÓFONAS (SÉCULOS XIX-XX)

Organizadoras: Aina Pérez Fontdevila y Meri Torras Francés  (GRC Cuerpo y Textualidad – Universidad Autónoma de Barcelona)

Los estudios autoriales actuales, especialmente francófonos, coinciden en considerar el/la autor/a como un entramado textual configurado por piezas de índole y origen diversos, como por ejemplo las imágenes que se desprenden de los ethos (Maingueneau, Amossy) en los textos literarios y en sus “paratextos” o la que se construye en textos críticos, biográficos, entrevistas, fotografías,biopics cinematográficos, etc. (Diaz, Maingueneau, Meizoz, Martens, Montier e Reverseau, etc.). Como señala José-Luis Diaz, el/la autora/a deviene así una figura imaginariaque el/la lector/a, profesional o amateur, (re)construye mediante el montaje de estas piezas. Una figura imaginaria que, como ya demostró Foucault, determina la suerte de las obras: su interpretación, su circulación, su evaluación, su clasificación y su posicionamiento en el campo literario. Tal construcción está constreñida y posibilitada por los estereotipos, posturas (Meizoz) y escenografías autoriales (Diaz) disponibles en el momento de su emergencia y de su recepción. Éstos evidencian las bases conceptuales históricamente variables que determinan qué es considerado creación, qué es legitimado como tal y cuáles son las nociones que se la asocian (originalidad, singularidad, don, vocación, inspiración, trabajo, etc.) (Heinich, Schaeffer, etc.). A la vez, tales fundamentos establecen quién podrá acceder a posiciones autoriales reconocibles y reconocidas, y condicionan las lecturas de los textos cuya función-autor se individualiza en sujetos que “no pueden” encarnar los estereotipos autorizados, por razones de género o etnia, por ejemplo (Planté, Cróquer, etc.). Partiendo de estas y otras aproximaciones, este monográfico quiere ofrecer un espacio de reflexión sobre la problemática autorial en las literaturas de lengua portuguesa, especialmente de los siglos XIX y XX. Así pues, pretende reunir artículos inéditos enfocados en líneas temáticas tales como:
1) Aplicación de los conceptos de escenografía autorial, escritor imaginario, imagen de autor o postura autorial;
2) Análisis de la construcción de ethos;
3) Representaciones iconográficas de escritores/as;
4) Construcción de imágenes autoriales en la crítica literaria, el periodismo o los géneros biográficos;
5) Género, etnia y autoría: mecanismos de (des)legitimación. También serán aceptadas otras temáticas afines.

Critérios  para envio de textos:

O envio de trabalhos para o volume 26, dossiê estudos literários, deve ser feito via e-mail para:ainaperezfontdevila@gmail.com (Aina Pérez Fontdevila) ecalmag@bol.com.br (Carlos Magno Gomes)

Idiomas: português, inglês ou espanhol.

Data limite para recebimento de artigos: 30/07/2016.

Formato do artigo - as normas deste periódico estão disponíveis em Diretrizes para os autores em:http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/about

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

 CHAMADA 2016 

Volume 25 – 2o. semestre 2016

Dossiê dos Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica

Organizadores: Prof. Dr. Antonio Chicharro Chamorro (Universidad de Granada) e Profa. Dra. Christina Ramalho (UFS)

Ementa: Nesta edição, a Interdisciplinar põe em foco a Sociologia da Literatura, abrindo especial espaço, de um lado, para reflexões que há 25 anos vêm sendo desenvolvidas por pesquisadores vinculados ao Instituto Internacional de Sociocrítica (IIS), fundado em 1989 por Edmond Cros, cuja “teoria sociocrítica do texto” tem sido, desde então, a base de muitas investigações dessa natureza, principalmente no mundo hispânico; e, de outro, ao pensamento do sociólogo brasileiro Antonio Candido, cujo enfoque sociocrítico ao texto literário constitui um dos mais importantes legados da crítica brasileira aos estudos literários. Além desses dois focos especiais, também serão considerados artigos que abordem outras contribuições teórico-críticas ligadas à Sociocrítica assim como estudos de obras literárias a partir de vieses afins.

Critérios  para envio de textos:

Idiomas: português, inglês ou espanhol.

envio de trabalhos para o volume 25 deve ser feito via e-mail para: ramalhochris@hotmail.com (Christina) e calmag@bol.com.br (Carlos Magno Gomes)

Data limite para recebimento de artigos: 30/06/2016.

Formato do artigo - as normas deste periódico estão disponíveis em Diretrizes para os autores em:http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/about

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

A publicação deste volume está prevista para o segundo semestre de 2016.

 

Call for papers - n. 25

Dossier of Literary Studies: LITERATURE AND SOCIAL CRITICISM

Summary: In this issue, the Interdisciplinary brings into focus the Sociology of Literature, opening special space on one hand, to reflections that have been developed for 25 years by researchers associated with the International Institute of Social Criticism (IIS), founded in 1989 by Edmond Cros whose "social critical theory of text" has been the basis of many investigations of this nature ever since, especially in the Hispanic world; and on the other side, the thought of the Brazilian sociologist Antonio Candido, whose social critical approach to literary texts is one of the most important legacies of the Brazilian criticism of literary studies. Besides these two special focus, it will also be considered articles that address other theoretical and critical contributions linked to Social Criticism as well as studies of literary works from related biases.

Criteria and deadlines to send texts:

Languages: Portuguese, English or Spanish.
Essays to the volume 25  should be sent through e-mail: ramalhochris@hotmail.com (Christina Ramalho) and calmag@bol.com.br (Carlos Magno Gomes)
Deadline for receipt of articles: 30/06/2016.
Note: It will only be published texts indicated by referees

____________________________________________________________________________________________

Volume 24 – referente ao 1º. semestre de 2016

Dossiê Estudos Linguísticos: Sociolinguística Variacionista

Organizadoras: Profas. Dras. Raquel Meister Ko. Freitag (UFS) e Josane Moreira de Oliveira (UEFS)

Ementa: Serão acolhidas propostas que versem sobre variação e mudança no português brasileiro e/ou no português de variedades africanas, seja a partir de estudos de variedades brasileiras ou africanas do português, seja a partir de estudos comparativos entre Brasil e África.

Critérios e prazos  para envio de textos:

Idiomas: português, inglês ou espanhol.

envio de trabalhos para o Volume 24, Estudos Linguísticos, deve ser feito via e-mail: rkofreitag@uol.com.br (Raquel)

Data limite para recebimento de artigos: 31/01/2016.

Formato do artigo - as normas deste periódico estão disponíveis em Diretrizes para os autores em:http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/about

A publicação deste volume está prevista para o primeiro semestre de 2016.

 

Cal for papers - v. 24

Dossier of LinguisticsVariationist Sociolinguistics
Organizers: Profa. Dra. Rachel Meister Ko Freitag,  (UFS) and Profa. Dra. Josane Moreira de Oliveira, Dr. (UEFS)

Summary: Proposals that deal with variation and change in Brazilian Portuguese and/or Portuguese from African varieties will be received , either from studies of Brazilian or African varieties of Portuguese, or from comparative studies between Brazil and Africa.

Criteria and deadlines to send texts:

Languages: Portuguese, English or Spanish.
Essays to the Volume 24, Linguistics studies, should be sent through e-mail: rkofreitag@uol.com.br (Raquel)
Deadline for receipt of articles: 01/31/2016
Note: It will only be published texts indicated by referees

 CHAMADA 2015 

Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura (ISSN 1980-8879)

Avaliada pela Qualis Capes 2013 em  (Letras), B2 (Educação) e B1(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 20 com publicação prevista para o segundo semestre de 2014.

V. 23. – Volume temático

TemaEscritoras luso-afro-brasileiras

Organizadoras: Constância Duarte (UFMG), Iara Barroca (UFV) e Maria do Rosário Alves Pereira (CEFET-MG)

Ementa: Este volume da Revista Interdisciplinar abre espaço para trabalhos que enfoquem a produção de escritoras nascidas nos países de língua portuguesa. Nosso objetivo é divulgar obras literárias ou jornalistas de mulheres que lutaram pelos direitos femininos nos séculos XIX e XX em seus países. Tanto em Portugal, como nos países colonizados, o espaço para publicação de textos de autoria feminina sempre foi mais restrito, por isso retornamos na história para resgatar textos e propostas políticas de luta pelos direitos da mulher ainda poucos conhecidos nos dias atuais. Vale lembrar que, por exemplo, até bem pouco tempo, escritoras como a portuguesa Judith Teixeira e as brasileiras Nísia Floresta e Alina Paim não eram lembradas por suas empreitadas pelos direitos de igualdades entre os gêneros. No processo histórico, temos também o caso das escritoras que não puderam publicar obras independentes, mas que contribuíram com revistas, jornais e almanaques que influenciaram as leitoras de seu tempo. Além disso, este dossiê abre  espaço para a diversa e multifacetada produção literária de escritoras contemporâneas dos países de Língua Portuguesa.  Nessa direção, este volume pretende reunir artigos inéditos sobre esse importante acervo cultural que as mulheres produziram e continuam produzindo sobre a luta pelos direitos e pela emancipação da mulher.

Data limite para recebimento de artigos: 30/04/2015.

Enviar para o e-mail do Editor: calmag@bol.com.br

Previsão de publicação: segundo semestre de 2015

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

____________________________________________________________________________________________

Vol. 22 – Dossiê: As inovações do ensino de Língua Portuguesa no PROFLETRAS

Organizadores:

Profa. Dra. Raquel Meister Ko. Freitag e  Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS)

Ementa: O Mestrado profissional em Letras em Rede – PROFLETRAS – tem como uma de suas metas a inovação do ensino de Língua Portuguesa a partir da multimodalidade e da inclusão digital seja para os conteúdos de língua, de leitura, ou de interpretação do texto literário. Nesse sentido, o uso das novas tecnologias para a atualização desse ensino é fundamental, pois pode se tornar em uma ferramenta de mediação pedagógica e de produção de material didático de língua voltado para jovens. A partir dessas especificidades, estamos recebendo artigos inéditos que abordem a questão da inovação do ensino de língua portuguesa por meio das TIC.

Data limite para recebimento de artigos: 30/03/2015.

O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail: calmag@bol.com.br (Carlos Gomes) e  rkofreitag@uol.com.br (Raquel)

 CHAMADA 2014  Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura (ISSN 1980-8879)
Ano IX, v. 21, Jul-Dez 2014. 

Avaliada pela Qualis Capes 2013 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B1(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 21 com publicação prevista para o segundo semestre de 2014.

V. 21 - Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Literatura Brasileira

Organizadores:
Profa. Dra. Christina Ramalho e Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS)

Ementa: A inovação na área do ensino de literatura a partir da multimodalidade. As TICs e sua contribuição para o ensino contemporâneo de literatura brasileira. Propostas de ensino de literatura infanto-juvenil pelas interfaces culturais e sociais. Abordagens pedagógicas inclusivas para o ensino de literatura brasileira. Produção de material didático sobre ensino de literatura para jovens.

Data limite para recebimento de artigos: 30/03/2014. (Consultar as normas Aqui)

Idioma: português, inglês ou espanhol.

O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail: calmag@bol.com.br (Carlos Gomes)

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

____________________________________________________________________________________________

Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura (ISSN 1980-8879)
Ano IX, v. 20, Jan-Jun 2014.


Avaliada pela Qualis Capes 2013 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B1(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 20 com publicação prevista para o segundo semestre de 2014.

Vol. 20 - Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa

Organizadoras:
Profas. Dras. Raquel Meister Ko. Freitag e Leilane Ramos (UFS)


Ementa: A inovação na área do ensino de letras a partir da multimodalidade e da inclusão digital. O tratamento da variação linguística na sala de aula. O uso da novas tecnologias para o ensino contemporâneo de língua portuguesa. Propostas de leitura pelas interfaces culturais e sociais. Abordagens pedagógicas inclusivas do ensino de língua materna. Produção de material didático de língua voltado para jovens.


Data limite para recebimento de artigos: 30/03/2014. (Consultar as normas Aqui)

Idioma: português, inglês ou espanhol.

O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail: rkofreitag@uol.com.br (Dra. Raquel)

Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

 CHAMADA 2013 

Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura 
ISSN 1980-8879 – Publicação vinculada ao Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS
Ano VIII, v. 19, n. 19, jul-dez de 2013

Avaliada pelo Qualis Capes 2012 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B2(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores ou de pós-graduandos das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 19 com e publicação prevista para o segundo semestre de 2013.

Dossiê: Transculturalidade, linguagem e educação

Organizadores:
Profa. Dra. Walkyria Monte Mór (USP) 
Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (UFS)

Ementa: O objetivo desta proposta é agregar trabalhos transdisciplinares que abordem a educação com base nos pressupostos da diversidade. A noção de transculturalidade se aplica a uma ampla gama de fenômenos sociais. Ao associá-la às noções de educação e linguagem, espera-se abordar as relações conflituosas entre diferentes culturas e linguagens e as consequentes implicações no âmbito do ensino e da aprendizagem. Deve-se ressaltar que diferença, nesse caso, refere-se não apenas ao contato com línguas, culturas e literaturas provenientes de outros países, mas principalmente ao contato entre as diversas variantes no interior do Brasil. Dessa forma, o que se busca com o presente dossiê é fomentar a discussão em torno das noções de transculturalidade, linguagem e educação, levando-se em consideração os diversos contextos em que elas se aplicam e se entrecruzam socialmente.

Para o volume 19, há também a seção livre com artigos e ensaios sobre estudos literários ou linguísticos.

Data limite para recebimento de artigos: 30/07/2013. (Consultar as normas)

Idioma: português, inglês ou espanhol.

O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail. 
DOSSIÊ: walsil@uol.com.br, de Walkyria Mór, e vanderlei.ufs@gmail.com, de Vanderlei Zacchi.
SEÇÃO LIVRE: calmag@bol.com.br (editor da interdisciplinar)
Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.

____________________________________________________________________________________________

Revista Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura
ISSN 1980-8879 – Publicação vinculada ao Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS
Ano VIII, v. 18, n. 18, jan-jun de 2013

Avaliada pelo Qualis Capes 2012 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B2(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores ou de pós-graduandos das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 18 com e publicação prevista para o segundo semestre de 2013.

Dossiê: 90 anos de Lygia Fagundes Telles

Organizadores:
Prof. Dr. Suênio Campos de Lucena (UNEB) 
Prof. Dr. Carlos Gomes (UFS)

Ementa: Reconhecida como uma das mais importantes escritoras brasileiras do Século XX, Lygia Fagundes Telles está completando 90 anos em 2013. Sua ficção continua exercendo um fascínio aos leitores atuais pela sofisticada beleza de sua narrativa. Para comemorar essa data, este dossiê aceita artigos voltados para a análise de sua obra. Com essa iniciativa, esta publicação lhe presta uma merecida homenagem. Serão aceitos artigos e ensaios, em diferentes abordagens estéticas e sociais, que explorem e discutam a sua literatura. Lygia Fagundes Telles é autora dos clássicos Ciranda de pedra (1954), As meninas (1973), e das coletâneas de contos Antes do baile verde (1970), Seminário dos ratos (1977) e A noite escura e mais eu (1995), entre outros. Com essa vasta obra, foi vencedora dos prêmios Camões e Jabuti. A autora também já teve sua obra adaptada para TV, cinema e teatro, além de traduzida em mais de trinta países. Esta data confere uma ótima oportunidade de reflexão sobre uma obra que abarca mais de seis décadas. Os artigos podem explorar diferentes campos teóricos, ressaltando suas particularidades na forma de narrar e seu lugar na história da literatura brasileira. Entre as abordagens teóricas sobre sua obra, ganham relevo as questões de gênero, o olhar histórico, a reflexão sociológica, a introspecção psicológica, os limites entre o real e o fantástico, entre outras.

Para o volume 18, há também a seção livre com artigos e ensaios sobre estudos literários.

Data limite para recebimento de artigos: 30/06/2013. (Consultar as normas)

Idioma: português, inglês e espanhol

E-mail para envio de trabalhos: calmag@bol.com.br ou sueniocampos@uol.com.br
Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.