Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Somente serão aceitos artigos de mestrandos com doutores, mestres com doutores , doutorandos com doutores e doutores.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 15 páginas. Artigos que apresentarem número de páginas incompatível com o determinado para mínimo e máximo não serão aceitos.

1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.

2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.

4. Parágrafo: 1,00 cm de adentramento.

5. Tabelas, Quadros, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Esses elementos devem ser precedidos de título, em fonte 12/negrito. Embaixo deve obrigatoriamente vir a Fonte: (GOMES, 2014, p. 50) – Caso haja mais informações colocar uma nota de rodapé como endereço eletrônico e acesso.

Padrão das fontes para título e subtítulos

6. O Título em português  deve, obrigatoriamente, apresentar uma tradução logo abaixo em inglês. Se for em língua estrangeira, deve trazer uma tradução em português.  Fonte 12, Times New Roman, centralizado TODO EM MAIÚSCULAS (CAIXA ALTA)  em negrito.

7. O(s) nome(s) do(s) autor (s) deve(m) vir 2 espaços simples abaixo do título à direita, sem itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 12, Times New Roman, justificado, com uma nota de rodapé com os dados básicos:  titularidade acadêmica; vínculo funcional, grupo de pesquisa , e-mail. número do orcid, resercherid e declaração de perfil no ggogle academico;  

Elódia Xavier1

Ex.: 1 - Doutora pela UFRJ; Professora de Literatura Brasileira da UFRJ; Membro do GT da ANPOLL A mulher na Literatura; E-mail: xavierelodia@bol.com.br

8. A palavra RESUMO (Fonte: Times, 10, sem itálico) deve estar em maiúsculas, negrito, com dois pontos, três linhas (simples) abaixo do nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo.

9. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir depois dos dois pontos, sem adentramento, e deverá ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas (entre 60 e 100 palavras - Times, 10, espaço simples).

10. As PALAVRAS-CHAVE, expressão escrita em maiúsculas e negrito, devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de Ponto  para separação entre as palavras, com ponto no final.

11. A palavra ABSTRACT (Times, 10) deve aparecer em maiúsculas, negrito, com dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract depois dos dois pontos. O resumo em inglês deve ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas (entre 60 e 100 palavras - Times, 10, espaço simples). As KEYWORDS, expressão escrita em maiúsculas e negrito, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 

12. Resumen ( TIMES 10) "mesmas condições do abstract".

Atenção: Se o artigo estiver em língua estrangeira, ele deve apresentar um resumo e palavras-chave em português.

12.  Subtítulos devem ser adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, sem numeração para todos os subtítulos. Inclusive Referências.

13. Citações com menos de três linhas devem vir no corpo do texto deverão vir entre aspas seguidas entre parênteses com sobrenome do autor, anos e página, separados por vírgulas: 
Ex.: (ECO, 2011, p. 61). Para citação direta com mais de três linhas, padronizar  o recuo equivalente a 3 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 10 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página. (GOMES, 2014, p.100).

Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p. 205).

Quando houver citações em língua estrangeira, elas devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé.

Observações especiais:

- todas as obras citadas no texto devem ser referenciadas e vice-versa;

- toda palavra estrangeira deverá ser grafada em itálico;

- colocar números de paginas apenas para citações direta;

- nas citações diretas deverá constar: AUTOR, DATA, PÁGINA, grifo nosso ou do autor (quando houver);

- nas citações indiretas deverá constar: AUTOR, DATA;

- nas citações diretas em que o autor do artigo fizer a tradução deverá ser inserido em nota de rodapé o texto original da citação;

14. As notas devem aparecer ao pé da página, Fonte Times, corpo 10, espaço simples, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Importante: as notas devem ser utilizadas para expor comentários do autor do artigo, para a inserção de alguma informação adicional ou para a apresentação de textos traduzidos em sua língua original. Esse espaço não deve ser utilizado para listar referências que devem constar na lista final após o texto.

15. O Itálico deverá ser utilizado em duas situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto.

16. O Negrito deve ser evitado no corpo do texto. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nos subtítulos e nos títulos das obras nas referências.

17. Não utilizar sublinhado em nenhuma parte do artigo.

18. Usar aspas no corpo do texto para citações de trechos de obras com até de 3 linhas;  No título de contos, poemas, canções, partes de obras ou capítulos.

19. Normas para organizar as referências:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, o nome deve ser substituído por um traço de seis toques seguido por ponto (______.). Citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Nome do Tradutor não é obrigatória. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção). Ex:

ECO, U. Lector in fabula. 2. ed. Trad. Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GETTLEMAN, M. E. et al. Vietnam and America: a documented history. 2. ed. New York: Grove Press, 1995.

Capítulos de livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR/ORGANIZADOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em NEGRITO): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor quando for o caso. Edição. Local: editora, ano, número das páginas do capítulo.

Ex.: ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.).  Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-32.

WILSON-TAGOE, N. Representing culture and identity: African women writers and national cultures. In: COLE, C. M. et al. (Org.). Africa after gender? Bloomington: Indiana University Press, 2007. p. 223-238.

 

Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título: subtítulo. In: Nome do evento, número, ano, local de realização. Título da publicação (sem destraque): subtítulo da publicação (sem destaque). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho. Ex.: FARACO, C. A. Voloshinov um coração humboldtiano? In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p. 261-264.

Artigos de periódicos: 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e/ou número do periódico, páginas, data de publicação. Ex.: FROTA,W. N. Sistema literário e campo de produção cultural: os entornos de Candido e Bourdieu. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 25, p. 11-28, 2016.

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal (em negrito), Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. 
Ex.: BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009.

Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor, título (em negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: OLIVEIRA, M. S. Leitura da nação em Tobias Barreto: uma ressignificação de Dias e Noites. 2015. 110 f. Dissertação. (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Sergipe, Sergipe.

Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem aspas e sem destaque). Nome do periódico (em Negrito). Cidade, volume/número do periódico, página inicial/final, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.

Ex.: FROTA,W. N. Sistema literário e campo de produção cultural: os entornos de Candido e Bourdieu. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 25, p. 11-28, 2016. Disponível em: [https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/5748/4752] Acesso em: 15 fev. 2017.

Informações gerais para envio dos originais:


Só recebemos os artigos via e-mail. O artigo deverá vir em anexo e, no corpo do e-mail, deve vir um pequeno currículo, no qual devem constar informações quanto à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição, atividades que desempenha e instituição a que está vinculado.

Resultado: A desconsideração das normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho. A seleção será feita pelo Conselho Editorial Consultivo da Revista Interdisciplinar e por pareceristas ad hoc. O resultado será divulgado via e-mail.

Importante: O descumprimento de alguns dos requisitos acima poderá acarretar a desclassificação do artigo do processo de seleção. Em caso de dúvidas entre em contato com o conselho editorial pelo e-mail: calmag@bol.com.br


A partir da indicação de parecer favorável, pelo sistema de avaliação Double Blind peer review e arbitragem, o artigo passará pelo processo de revisão e adequações necessárias a esse periódico. Título, resumo e referências devem seguir as normas aqui publicadas. A equipe editorial repassará o parecer aos autores após o término do processo de avaliação.


Observação:
Não serão aceitos trabalhos enviados pelo sistema. SÓ POR E-MAIL: calmag@bol.com.br

Etapas de cadastramento e avaliação 
1 - faça seu cadastro no site da revista.
2 - submeta seu texto pelo sistema apenas no período aberto.
3 - após o cadastro do texto, envie uma cópia em Word  sem identificação para o editor com o resumo do currículo do autor: calmag@bol.com.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.