Ensino de ciências em quadrinhos e fanzines

abordagens sobre dengue, zika e chikungunya em criações de discentes do ensino superior

Resumo

Apresenta experiências de criação de zines e quadrinhos, desenvolvidas pelos alunos durante oficinas criativas, que abordam os temas "dengue, chikungunya e zika". Os fanzines com quadrinhos "Papo de Mosquito", criado por estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire; e "Um dia D Trabalho", criado por estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), identifica as relações entre doenças e condições ambientais, apresenta as estratégias utilizadas e estabelece uma discussão com a literatura científica. Todas as três doenças são transmitidas através da picada do mosquito fêmea das espécies Aedes aegypti ou Aedes albopictus. No entanto, para prevenir essas doenças, não basta controlar a proliferação de mosquitos. As condições ambientais, sociais e econômicas são fatores convergentes para a ocorrência e perpetuação dessas doenças. Portanto, é necessário articular várias estratégias integradas de prevenção e controle, nas quais as ações de educação em saúde são de fundamental importância.

Biografia do Autor

Danielle Barros Silva Fortuna, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas-BA.
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ)
CAPES/Plano Brasil sem Miséria; Mestre em Ciências - Programa de Pós-graduação em Informação,
Comunicação e Saúde do ICICT/FIOCRUZ; Especialista em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ);
Especialista em Análises Clínicas e Gestão Laboratorial (FAMATH); Licenciada em Ciências com habilitação em
Biologia (UNEB). Membro Diretivo e Pesquisadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial
(ASPAS). Membro Fundadora da Associação Nacional de Pesquisa e Criação de Fanzines (ANZINE).
Coordenadora dos projetos CiArtE, Jogoteca UFSB e projeto CartoZine (Edital Prosis/UFSB 14/2019).

Publicado
2020-06-02