Projeto FANZINEJA

o recurso pedagógico do fanzine na Educação de jovens e adultos

Resumo

Esse artigo aborda os efeitos do projeto “FanzinEJA”, planejado para que os discentes do 5o. período, no componente curricular “Educação de Jovens e Adultos” do Curso de Pedagogia da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), atuando em parceria às atividades programáticas da unidade de educação “Escola Municipal Dom Othon Motta” em Campanha/MG. Concebido no formato de oficina, como projeto de extensão e ensino, que foi oferecida em 5 módulos-aula e tratou de trazer ao alunato escolar do programa EJA Fundamental-I um trabalho de auxílio na alfabetização icônica e imagética, bem como de torná-lo apto a perceber-se como indivíduo criativo. Também trouxe o conceito de fanzines: revistas manufaturadas de temáticas livres e interdisciplinares, que funcionam como essenciais fontes plurívocas de expressão, informação e comunicação imagético-literária. O projeto buscou, a possibilidade de um trabalho prático que pôde servir como experiência disciplinar.

Biografia do Autor

Gazy Andraus, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Ciência da Informação pela USP, Professor Designado da UEMG. 

Publicado
2020-06-02