O Parlamento Brasileiro e a Biblioteca Escolar em 2018

  • Cristian José Oliveira Santos Brayner Câmara dos Deputados do Distrito Federal
Palavras-chave: Políticas Públicas, Leitura Escolar, Biblioteca Escolar, Projetos de Lei, Biblioteca Escolar.

Resumo

Ensaio cuja análise reflete o conjunto de projetos de lei e políticas públicas em discussão na Câmara dos Deputados, que demonstra a ascensão das questões da leitura escolar, dividida entre a mercantilização da biblioteca escolar e a reflexão sobre o novo perfil e papéis do profissional bibliotecário, assim como a formação em nível técnico e as nuances do corporativismo. O ambiente social escolar pode ampliar oportunidades da formação de leitores, com o necessário envolvimento dos diferentes profissionais em protagonismo para além dos pedagogos e professores, como os bibliotecários, psicólogos e outros, para superar propostas de legislação que se voltam com mais ênfase à compra e distribuição de livros do que às oportunidades de mediação, circulação e apropriação da leitura durante a convivência escolar.

Biografia do Autor

Cristian José Oliveira Santos Brayner, Câmara dos Deputados do Distrito Federal
Graduado em Direito, Biblioteconomia, Filosofia, Tradução e Letras (Língua e Literatura Francesas), Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. É pós-doutor em História pela Casa de Rui Barbosa. Agraciado com o Prêmio Casa de las Américas, dedica-se ao estudo da filosofia de Michel Foucault e Simone Weil, bem como das questões jurídicas envolvendo o patrimônio cultural. É, atualmente, servidor da Câmara dos Deputados. . E-mail: <cristian.brayner@camara.leg.br>. 

Referências

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<http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=AD12CE83BA7F568E709ABE5BCED5CBDB.proposicoesWeb2?codteor=1551366&filename=PEC+316/2017>. Acesso em: 11 fev. 2018.

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CHARAUDEAU, P. Le discours politique: les masques du pouvoir. Paris, Vuibert, 2005.

Publicado
2018-12-07