Moby Dick em um novo olhar: A adaptação da obra de Herman Melville na Coleção Classic Illustrated

  • Thiago Vasconcellos Modenesi Centro Universitário Guararapes (UNIFG)
Palavras-chave: Quadrinhização Literária, Moby Dick – Adaptações, Leitura Literária

Resumo

O artigo tem como principal objetivo estudar as estratégias e mecanismos de adaptar uma obra literária clássica, distante do tempo em que foi originalmente escrita, para a forma de histórias em quadrinhos no século XX, o fazemos dando destacada importância ao novo momento histórico em que a obra é reinterpretada. Buscamos aqui relacionar particularidades linguísticas, históricas e estéticas só possíveis no formato de história em quadrinhos com o texto original proposto por Melville, para tanto nos apoiamos nas teorias de Norbert Elias sobre o impacto histórico e cultural que os costumes, vestimentas, hábitos e relacionamentos tem em cada sociedade.

Biografia do Autor

Thiago Vasconcellos Modenesi, Centro Universitário Guararapes (UNIFG)
Atualmente exerce à docência em nível de graduação em vários cursos e pós-graduação no Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento (MPID), ambos no Centro Universitário Guararapes (UNIFG) e como professor permanente e no Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como professor colaborador. Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2002); Especialização em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2007) ; Mestrado em Educação pela UFPE (2012) e Doutorado em Educação pela UFPE (2015). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns (GIPHQ). Atua no Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA), como pesquisador e membro do conselho editorial. Atua na Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), como pesquisador e conselheiro. Atua no Laboratório de Gestão do Esporte e Políticas Públicas (LABGESPP) como pesquisador. Atua no Laboratório de Sociologia do Esporte (LASEPE) como pesquisador.

Referências

COSTA, C. A Revista no Brasil do Século XIX : a história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro. São Paulo: Alameda, 2012.

ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1990.

ELIAS, N. O processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1994a. 1 v.

MELVILLE, H. Moby-Dick Deluxe Edition. New York: Penguin Books, 2009.

MODENESI, T. V. As charges educando no segundo reinado do império brasileiro. Imaginário!, v.1, p.91 - 114, 2014. Disponível em: <http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/4-thiagomodenesi.pdf> Acesso em 11 de novembro de 2018.

MODENESI, T. V.; CASELLA, R. A. N. Historietas peruanas e a tradição incaica. Estudos Teológicos (Online)., v.56, p.85 - 97, 2016. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/2739> Acesso em 11 de novembro de 2018.

MODENESI, T. V.; SOUZA, E. F.; MENEZES, V. G. A revista illustrada educando para a república. Discursos Fotográficos., v.20, p.231 - 252, 2016. Disponível em: Acesso em 11 de novembro de 2018.

SIENKIEWICZ, B.; MELVILLE, H. Moby Dick (Classic Illustrated). New York: First Comics, 1990.

SOUZA, E. F.; MODENESI, T. V. Quadrinhos e charges de Angelo Agostini educando na perspectiva abolicionista. Protestantismo em Revista., v.36, p.127 - 137, 2015. Disponível em: < http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2457> Acesso em 11 de novembro de 2018.

Publicado
2018-12-07